quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ministério de Dança, sim!

O ministério de dança na igreja passou por diversos períodos, no inicio havia uma resistência das pessoas quando se falava em adorar a Deus através da dança, afinal até a dança chegar a ser um ministério especifico dentro da igreja levou cerca de 10 anos.

No primeiro momento a dança na vida da igreja era comum ver grupos formados por adolescentes que simplesmente gostavam de dançar e criar coreografias; hoje este contexto mudou, encontramos nas igrejas locais pessoas que entendem a dança como expressão de adoração. Um novo período, aonde primeiro nasce à adoração cuja essência é Deus faz a dança se tornar conseqüência. Adorar a Deus não é apenas expressar-se por meio de palavras ou músicas; adoração que desejamos declarar a Ele também o fazemos por meio de nosso corpo que se torna instrumento de adoração através da dança: “Porque Nele vivemos, e nos movemos e existimos!” (At 17.28). Este novo tempo nos proporciona um amadurecimento espiritual aonde resulta numa liberdade de expressão de intimidade e louvor. 

Falar sobre dança como arte dentro da igreja e como meio de evangelização, é algo que sai do comum, nos levando a uma reflexão do por que não encontramos essa pratica dentro das igrejas, ou melhor, fora das quatro paredes. Não vemos com freqüência esta arte sendo utilizada como meio evangelístico para impactar vidas. Segundo “Dalcroze” a dança é arte de expressar emoções com a ajuda dos movimentos rítmicos do corpo. A dança por si só é atraente e nos emociona, sendo assim, uma arte em potencial para utilizarmos em prol do reino de Deus.

Em contra partida embora a dança na igreja se encontre em um novo contexto e tem superado os preconceitos, ainda existem conseqüências geradas por períodos históricos onde a dança era ligada ao pecado, o tempo passou, a arte trouxe mudanças, mas estas marcas históricas ainda estão em nossas mentes e também registradas em nossos corpos, presente na cultural corporal do homem.

 A partir deste ponto podemos entender o porquê ainda existem muitos ministérios que preferem ter o foco de louvor e adoração somente no momento do culto, dançar fora da igreja? sim, isto é possível, não é o local que dançamos que determina a adoração á Deus sim o coração e sua real intenção, independente do lugar que se dance, quando existe uma verdadeira entrega alcançamos o coração de Deus: “Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando” (Ex 15.20). É a intenção da sua dança que faz a diferença, contagiando as pessoas que estão a sua volta.

É necessário ter sabedoria e um amadurecimento espiritual para “proclamarte” através da dança, a palavra de Deus nos diz: "Entoai-lhe um novo cântico, tangei com arte e com júbilo." (Sl 33:3) este versículo revela que devemos nos preocupar com o preparo espiritual como também com a nossa atuação técnica enquanto ministros da dança, ou seja, dar o melhor para Deus e fazer bem aquilo que nos propomos a fazer á Ele. Assim como um musico aprende a tocar um instrumento, quem dança na igreja deve aprender a dançar e conhecer seu instrumento que é o próprio corpo, desde que existe o homem, existe a dança e muitas vezes por este fator, os ministérios, não se capacitam para dançar com excelência para Deus. Não é dançar bem para mostrar que você dança melhor que o outro e sim aperfeiçoar o dom que Deus colocou em sua vida, buscar unção, pois a unção é que nos permite ser usados por Deus.
Assim como podemos ver o trabalho artístico no meio secular como Cisne Negro Cia. de Dança, Cia de Dança Deborah Colker, sentimos falta deste olhar artístico para a dança como meio de evangelização, criar coreografia direcionada por Deus, junto com embasamento técnico. Não que devemos ser profissionais em dança, mais devemos aproveitar tudo que esta arte tem, para “proclamarte” de forma criativa e impactante, atrair as pessoas para Deus através da dança, renovar nossos dons e visão missionária: “Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém” (Rom 11.36).


Gabriela Santana Camuçatto - Educadora Física
Coordenadora do Núcleo de Dança do Proclamarte

Um comentário:

  1. Olá queridos e queridas,
    Gostaria de sugerir a leitura deste artigo sobre dança também: http://projeto5.blogspot.com/2011/07/nos-ultimos-dias-este-assunto-tem-me.html

    ResponderExcluir