quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estruturando o ministério de Dança na igreja

"Ainda te edificarei e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás com o coro dos que dançam". Jr 31:4

"Então a virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; porque tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza". Jr 31:3

Definição
Dança: meio de expressão natural e espontânea em que o corpo, integrando o ritmo e a música, ocupa a dimensão espaço-tempo; É uma linguagem pela qual se comunicam idéias não expressas verbalmente.
Dançar: mover o corpo cadenciadamente, em geral ao som compassado da voz ou de instrumento de música; girar; rodopiar; mover-se; saltar.
Para o povo de Israel sempre foi comum expressar seus sentimentos através das artes, sendo a dança um grande instrumento de comunicação. Portanto, este ministério nunca foi algo "escandaloso" para o povo de Israel, nem tampouco para os outros povos do médio e extremo-oriente. A dança não é nenhuma novidade e sempre fez parte das comemorações cristãs. O preconceito em relação este tipo de manifestação artística é um problema cultural. Ao longo dos anos, alguns valores foram deturpados. Como, por exemplo, a questão do homem dançar estar associada à sua sexualidade.

O fato de satanás falsificar algo não significa que não devemos praticar o que é genuíno.

A boa noticia é que Deus está restaurando o Seu povo, preparando-o para sua volta. Para tanto, Ele vem resgatando para Si todas as maneiras de adoração e louvor roubadas e destruídas por Satanás (João 10:10).

Neste sentido, a dança vem sendo restaurada por Deus para que se cumpra a Sua promessa de restauração do tabernáculo de Davi (Atos 15:16).

O MOVIMENTO
Sl 115: 17 - "Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio; - aquele que vive se movimenta

Nosso corpo foi feito para o movimento. A atividade relaxa,emagrece,diminui dores, diminui a ansiedade, estresse. O Dançar envolve o uso de todo o corpo a fim de expressar-se diante de Deus.
Nossos movimentos influenciam o mundo espiritual.
Na Bíblia, encontramos várias ocasiões onde pessoas utilizaram sua expressão corporal para profetizar ou realizar algo.

Referência Movimento Resultado
Ex 14:21-22 "estendeu a vara" Mar abriu
Ex 14:26 "estendeu a mão" Águas cobrirão os egípcios
Ex 17:11 " braço levantado" Obtinha vitória
Js 6:11-14 "rodearam a cidade" Queda dos muros de Jericó
1 Rs 17:21-22 "se estendeu sobre a criança" Criança ressucitou
1 Rs 19:42 "curvou o corpo para terra,com rosto entre os joelhos" Fez chover
2 Rs 4:34 "se colocou de bruços sobre o menino" Corpo começou a esquentar
2 Rs 2:25 "andou de lá pra cá" Menino ressucitou
Ez 4:4-6 "dormir deitado para o lado esquerdo" Mostrará castigo para Israel
Ez 4:7 "rosto virado p/ cidade, braço estendido" Representa o poder que ataca

OBJETIVOS DO MINISTÉRIO DE DANÇA
O Ministério de Dança pretende adorar a Deus e proclamar sua palavra por meio do movimento. A dança, assim como qualquer tipo de arte, é um poderoso meio de levar o evangelho de forma criativa. A palavra falada entra pelos ouvidos, mas a palavra encenada entra pelos ouvidos, olhos e emoções. A dança é um ministério visual. Pretendemos também ensinar os integrantes para que sejam adoradores e não somente bailarinos. Pessoas com o caráter de Cristo, que busquem influenciar a sociedade através dos dons e talentos que Deus lhes deu. Fazer parte de um dos grupos do ministério, é dar a oportunidade para que a pessoa se envolva na obra, cresça no conhecimento de Deus e desenvolva seu potencial.

ONDE O MINISTÉRIO DE DANÇA PODE ATUAR?O ministério participa nas celebrações da Igreja (tanto no momento de louvor, como com coreografias durante o culto) , em projetos evangelísticos (festivais de dança, evangelismo nas ruas, viagens missionárias) de ação social (projetos em bairros e escolas, visitas em asilos e lares), apóia as congregações, dá oficinas para treinamento e consolida a visão com várias faixas etárias da Igreja.

QUEM PODE DANÇAR?
A dança não é privilégio de alguns poucos seres dotados de coordenação. Ela está ao alcance de todos. Podemos diferenciar a dança do altar e a do banco. No Altar, você tem o compromisso de ministrar ao povo, de levar a igreja à adoração. Exige que busquemos técnica e procuremos nos aperfeiçoar para edificar a vida de nossos irmãos. Já no Banco, é um relacionamento exclusivo entre você e Deus. Não exige técnica e você faz da forma como se sente mais a vontade.

O LÍDER
Deus sempre escolheu pessoas para estarem a frente do seu trabalho, porque sabe que o povo precisa de uma direção. Muitas cabeças pensando,as vezes podem gerar muita confusão também. É importante ter uma pessoa "madura" (o que nem sempre significa "mais velha") para estar a frente do trabalho.Esta pessoa deve ser um referencial em todos os aspectos. Deve estar submissa a liderança da igreja, e estar disposta a pagar um preço para que o ministério dê certo. É necessário disposição para ensaiar, cuidar das ovelhas (alimentando, tratando o pecado quando necessário,dando a devida atenção),buscar a direção do Senhor para cada detalhe.
È interessante que a pessoa que vai estar a frente do trabalho, tenha alguma experiência em dança, ou que pelo menos, se interesse em buscar e se aprimorar, procurando oferecer algo de excelência para Deus.

O MINISTRO DE LOUVOR COM DANÇAS
Muitas pessoas olham para os grupo de dança e por achar bonito,desejam participar, sem se dar conta de que há um preço por trás de tudo
Antes de sermos bailarinos, somos vasos santos, ministros e sacerdotes. Logo, temos a responsabilidade de sermos referencial da glória de Deus.

Aqueles que participam do ministério devem entender que o que fazem não é somente algo bonito, mas que deve comunicar alguma coisa. A arte só vai ter valor se salvar, curar, restaurar e edificar. E no caso da dança, a unção vem pelo movimento. Não se trata de um adorno para enfeitar o púlpito da igreja. A vida e o caráter do ministro devem ser tratados antes de estar à frente da igreja.
Devem ser pessoas comprometidas e que sejam um exemplo pois estão a frente.Devem ter compromisso e buscar fazer todas as coisas com excelência.

FORMAS DE TRABALHAR A DANÇA
Coreografias: movimentos pré-definidos e ensaiados. Como uma música e uma letra na qual o Senhor Jesus inspira o compositor. Aqui, podem se desenvolve temas bíblicos com mensagens associadas a problemas socioculturais, políticos e espirituais atuais.
Dança livre/ Espontânea: como um cântico espiritual vindo do coração de Deus (Sl 33:3). No mundo, é chamado de improvisação, mas nós cremos na inspiração do Espírito Santo.

COMO FORMAR OS GRUPOS?
Primeiro é importante dividir as idades. O ideal é dividi-las da seguinte forma:
Crianças - 3 a 6 anos / 7 a 9 / 10 a 12
Adolescentes - 13 a 17
Jovens - 17 anos em diante
Mulheres
Terceira Idade

Essa divisão é importante porque devemos respeitar as limitações e necessidades físicas de cada idade, além das necessidades espirituais. É impossível tratá-los da mesma forma. Muitas vezes vemos mulheres mais velhas,ou jovens ensaiando num mesmo grupo que crianças.Que tipo de desenvolvimento poderemos dar para eles,uma vez que os interesses são completamente diferentes?
Depois de separar as idades é necessário ver qual o propósito: O grupo será evangelístico?tem alguma função especifica na igreja (ex: ministrar no louvor)? Pretende consolidar novos convertidos? É aberto para quem quiser ou é um grupo fechado?
É muito importante responder estas perguntas e definir o propósito do grupo para que ele funcione da melhor forma possível. Na igreja, podemos ter vários grupos com propósitos completamente diferentes. Assim é que funciona o Corpo de Cristo,cada um fazendo a sua parte.É impossível que somente um grupo alcance a todos.

OS ENSAIOS
O ideal é que os grupos tenham dois ou mais ensaios por semana de pelo duas horas cada um. Na dança, é necessário continuidade, caso contrario os resultados são lentos.
O Ensaio é a oportunidade de criar e desenvolver o que já existe. Além de ensaiar e criar coreografias é importante que exista um tempo devocional, onde as pessoas possam orar e compartilhar a palavra de Deus, afinal, nosso interesse é ver o crescimento do individuo tanto técnica como espiritualmente.

GERAÇÃO DE RECURSO
Todo ministério necessita de dinheiro para poder se desenvolver. Com o ministério de dança não é diferente. Figurinos, equipamentos para sala (som, colchonetes, ventiladores, etc),cursos de aperfeiçoamento são alguns dos exemplos do que os grupos necessitam. Muitas pessoas acham que a Igreja é responsável por suprir essas coisas, mas eu gostaria de ressaltar que na verdade nós somos responsáveis para suprir a igreja. Ela pode nos dar o suporte, a estrutura maior, mas nossos grupos devem pelo menos se auto-sustentar sem depender do caixa da igreja. Já pensou se todos os ministérios dependessem¿ Nos devemos edificar e auxiliar a igreja a desenvolver e não simplesmente sugar.

Existem muitas formas de você gerar recursos para o ministério, basta usar a criatividade e estar disposto a trabalhar. Isso também é uma ótima oportunidade de ensinar aos integrantes o valor de cada coisa e que tudo necessita de trabalho e não cai do céu. Deus pode operar muitos milagres e prover coisas maravilhosas, mas Ele dotou os seus filhos de capacidade e inteligência. Aquilo que cabe a parte humana,vamos fazer e deixemos para Deus a parte sobrenatural.

PALAVRA FINAL
O que você tem feito para que o seu grupo desenvolva?
Algumas pessoas me perguntam quanto tempo leva para que alguém aprenda a dançar e eu sempre respondo: - "A vida inteira". Sempre temos que estar buscando, pois no momento que paramos,nosso corpo se acomoda,perdemos o alongamento, a agilidade,etc.
Invista no seu ministério.As vezes temos tempo e dinheiro para tantas coisas,mas deixamos de lado aquilo que realmente é necessário. Faça aulas de dança, cursos, congressos, seminários, leia sobre o assunto, assista espetáculos, saiba o que a palavra de Deus fala sobre o assunto, veja filmes,enfim...INVISTA!Você pode optar se quer um grupo medíocre, um grupo comum ou um grupo inteligente.

Por Kátia Melo
Extraído de http://www.estudiodocorpo.com/estudos/35-min-danca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário